Primavera chegou e com ela a temporada do bass!

01/10/2011

Estive com o amigo Shin em Piracaia para dar uma conferida nos verdinhos.
Passamos na cidade para um café da manhã e ao estacionar os carros avistamos o Braguinha que é guia de pesca de Bass já saindo com seu barco, na padaria encontramos o Felipe, também guia profissional, isso poderia ser um bom indicativo de condições boas para atividade dos peixes, pois nas outras duas vezes que estivemos lá não encontramos com nenhum pescador e os caras já são "macaco velho" na represa.

Passado o café da manhã nos dirigimos à represa. Piracaia é interessante por não ter marinas ou residências na beira da represa, com isso não tem zé-colmeia de jetski ou lancha perturbando a pescaria, os poucos barcos que se vê são de pescadores de bass.

A represa está mais baixa em relação as ultimas vezes que fomos, eu estimo que algo entorno de 4 metros, com isso avistamos muitas estruturas que estavam submersas, isso é importante para ir reconhecendo os pontos de pesca.

Estruturas que estavam submersas anteriormente


Pela manhã ventou muito, com algumas rajadas de vento muito fortes, o Prowler se comportou muito bem nessas condições, com sua proa grande e bem aguda cortava as marolas como uma faca, remamos alguns quilômetros com menos esforço comparando ao meu antigo caiaque.


Por volta das 12h fizemos uma pausa para o lanche e resolvi fazer uns cliques das máquinas. Devido a falta de chuvas a água da represa está com uma coloração espetacular, é possível ver facilmente alevinos encardumados.


Nas pescarias é comum passarmos de 6h a 8h no caiaque e a posição é muito desgastante. Nesta pescaria estreei meu assento "GTS Elite" e o resultado foi surpreendente! O assento se ajusta perfeitamente ao caiaque e proporciona um excelente apoio para as costas, seu desenho anatômico combinado ao material de alta qualidade proporciona um perfeito conforto para se passar horas no caiaque. Aprovado!



No local onde paramos para lanchar o Shin ficou fazendo uns arremessos do barranco e sentiu uns ataques em sua soft, terminei meu lanche e subi no caiaque para tentar alguma coisa naquele ponto, o visual era incrível mas naquele fundo de grota entrava um vento muito forte canalizado pelos morros ao redor.

Para superar a dificuldade do vento optei por encostar o caiaque no paredão da margem oposta e arremessar para o centro do drop off que se formava alí, após alguns arremessos o bocudo não resistiu a minhoca montada no sistema wacky, fisguei forte e o bass logo saltou fora da água se agitando na tentativa de se livrar do anzol, nessa hora a minhoca foi lançada longe e por uma fração de segundo senti um frio na barriga pensando que tinha escapado do anzol, mas não, continuava ali e após uma breve luta se entregou


É o primeiro bass de Piracaia que fisgo e ao contrario dos basses de Atibainha eles são completos, tem nadadeira caudal! Isso comprova que aquela estória absurda do peixe se mutilar de tanto raspar a nadadeira para fazer o ninho é mito!

Voltando para proporcionar mais alegrias um outro dia



Remamos até outra grota, o vento tinha diminuído, por sugestão do Shin aproveitamos o nível baixo da represa que deixa uma margem sem vegetação para encostar os caiaques e começamos a arremessar do "barranco' mesmo
Não demorou muito o Schin pega seu primeiro bass do dia



Voltando pra vida!


Infelizmente eu tinha compromisso e as 14h já tinha que remar em retirada, era justo o momento que os basses começaram a ficar mais ativos.

Na saída da grota ainda deu tempo para o Shin pegar outro bass

Também posou pra foto e foi devolvido!

Assim encerramos mais uma pescaiacada na represa de Piracaia! Com a chegada da primavera os basses ficam mais ativos e o número de capturas tendem a aumentar!

-FIM-