Atibainha - Basses, traíra e pirambeba

Pescaria dia 04-10-09


A previsão não era das melhores e logo cedo o tempo mostrava sua cara amarrada. As 7h45 já estava com o caiaque pronto entrando pra água, que por sinal estava bem fria.

Para resolver o problema do caiaque ficar cheio de água, como uma banheira, o que nos dias frios aqui no sudeste causa muito desconforto, improvisei uns tampões para os drenos feitos com "pés" de mesa, de borracha.

Como minhas pescarias são em maioria em águas abrigadas, não terei nenhum problema em tampá-los, pois mais atrapalham, permitindo a água entrar, do que ajudam na drenagem do caiaque.






Dia de sorte! Na primeira investida uma ótima surpresa, um grande bass!! De bom tamanho para os padrões daqui. Valente e brigador deu um show com seus saltos tentando se livrar da isca.




Como sempre, posou rapidamente para as fotos e foi pra vida!



Em outro ponto já conhecido saiu mais um bass de tamanho médio, a isca matadeira desta vez foi uma da Moro, também com barbela longa.




Foi um dia frio, nada do sol dar as caras, o que apareceu foi uma trairinha.



Devidamente soltos!

Mais um Bass, este saltou muito também, escapando antes de tirar uma foto melhor.


Por fim uma Pirambeba daquelas que estão detonando a nadadeira caudal dos basses.


Não deu tempo de tirar uma foto melhor, a danada se debateu até se livrar da garatéia e eu não tava com muita coragem de botar essa bixinha dentro do caiaque.

Aqui merece um adendo: circula entre os pescadores um "mito" de que os basses desgastam a nadadeira caudal por ficarem limpando o ninho com ela, raspando no solo. Ora, eu até aceito que o bass tenha este comportamento, mas chegar ao ponto de se mutilar fazendo isso? Não me parece muito coerente da natureza, que em sua evolução, adapta os animais as melhores formas de sobrevivência, que isso ocorra. Outro ponto que derruba este "mito" é o fato de não se observar basses com estas lesões em outros locais, até mesmo próximos daqui, como em Piracaia, o que não faria sentido se fosse esta a causa e fosse isso característico da espécie. De fato, a pirambeba é responsável por essas lesões, sendo em algumas vezes visível até mesmo o formato da mordida.

Por fim, o sol não deu a cara mesmo, mas a pescaria foi de primeira!!

Visite: http://caiaque.forumbrasil.net - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE! Abraço!

Comentários