Pedalada em Mairiporã

08/12/2014

Foi meio que um tiro no escuro! Não tínhamos notícias de pescarias realizadas no local ultimamente, a única informação que tínhamos é que dentre os reservatórios do Sistema Cantareira, este ainda mantinha um bom nível de água. Então resolvemos arriscar, e após 4 anos da nossa última investida lá estávamos nós novamente.

Chegamos e saímos cedo, como de costume.


Optamos ir em direção a barragem, fui "batendo" em diversas estruturas pelo caminho, foi possível avistar alguns jacundás, ocorreram umas poucas ações sem efetivar a fisgada.

Na barragem utilizei isca de fundo e senti que pequenos jacundás atacavam a isca, seguiu assim por algumas vezes, até que um permitiu ser fisgado.


Ali próximo estavam uns barcos do GOE fazendo exercícios e não demorou para que fossemos convidados a nos retirar do local.

Voltei explorando outras estruturas, atravessei dois dutos em busca de outros canais, mas realmente a pescaria foi pouco produtiva, restando se consolar com o passeio e curtir o visual da represa, que é muito bonita.


Ao final da pedalada, 17,7km



---


Sobre o Sistema Cantareira e a crise de abastecimento de água



Tem rolado pela internet uns vídeos feitos por pessoas que são, ou muito burras, ou muito mal intencionadas. Estes vídeos mostram justamente esta represa (Paiva Castro) em Mairiporã e por ela estar praticamente no nível normal, dizem que a crise hídrica é uma invenção, que secaram uns "bracinhos" de outras represas de propósito para pressionar uma privatização da água para a Nestlé e Coca Cola, um monte de bobagens e teorias da conspiração.

O perigo está justamente em um grande número de pessoas acreditar nestes vídeos-delírios e deixar de economizar água, coisa que deve ser feita, a bem da verdade, independente de crise ou não.



O fato é que o Sistema Cantareira é composto por 5 represas interligadas por túneis. Esta represa de Paiva Castro é a penúltima e representa apenas 5% do volume de água de todo o sistema, daqui a água é elevada por bombeamento para uma outra pequena represa chamada Águas Claras e de lá vai para estação de tratamento e depois para a rede de distribuição.

Não precisa ser muito inteligente para saber que esta lógica utilizada pelos defensores desta "teoria da conspiração" não faz o mínimo sentido, que mesmo estando cheia, Paiva Castro com seus 5% do volume total do sistema não é garantia alguma, é a mesma coisa que o cidadão esvaziar a caixa d'água de sua casa e sobrar apenas um balde cheio, ele fica olhando para aquele balde e acha que não vai faltar água!

Na data desta postagem o sistema está om apenas 5,95% da capacidade
Então se você viu alguns destes vídeos-delírios na internet, e principalmente se compartilhou, faça o favor, não acredite em tudo que está na internet, informe-se antes!


Só para fazer pensar:



Uso da água no mundo



-FIM-




Comentários