1º perrengue depois de anos...


Nota: Ando meio sem tempo de postar as pescarias por aqui, na verdade ando sem tempo de postar em qualquer lugar, mesmo no Fórum Caiaque Brasil não ando conseguindo postar as novidades...Mas, peguei como missão dar uma atualizada aqui, então vão 4 posts em seguida e como isso aqui é um arquivo pessoal de minhas pescarias e outras coisas relacionadas a pesca com caiaque, procuro organizar e ordem cronológica, portanto as mensagens serão postadas com a data retroativa, ou seja, a data que o fato ocorreu...
...

Passei por uma situação até então inédita para mim. Aproveitando as férias de janeiro em família para dar umas pecadinhas levei o caiaque para o litoral norte. Fui um dia pela manhã até a Praia da Cigarra, eu tinha estado ali no dia anterior e o mar parecia uma verdadeira piscina, sério, nunca vi o mar tão calmo. Bem neste dia o mar estava um pouquinho menos calmo,  mas quem conhece a praia ali sabe que o mar ali é mamão com açúcar...

Minha intenção era pescar no costão a esquerda, que vai dali até a divisa com Caraguatatuba, praia do arrastão. Peguei umas informações com uns pescadores locais, botei o caiaque na água e saí de boa, virei o costão e ví que o mar estava um pouco mais mexido, mas nada demais, já pegueui situações bem piores. Avistei uns 3 ou 4 pescadores "pendurados" na pedra, segui remando passando por uma prainha que paree até particular de tão reservada que é até avistar o pier que me indicaram, era ali um dos pontos...


Praia "particular", tem um felizardo que tem um casa aí, acredito que o acesso é só pela água.

Tartaruga nadando próximo ao costão


Senti um desconforto, um mal estar, pensei comigo que não era nada afinal, a situação ali era tranquila. Comecei a pescar, desci o JJ e trabalhei algumas vezes e logo ferrei um pequeno badejo, tirei uma foto e soltei de volta ao mar, o mal estar piorara, remei para me afastar um pouco do costão, peguei um pouco de água gelada e bebi um gole, em seguida joguei um pouco no rosto, coloquei as pernas na água, uma de cada  lado do caiaque mo estilo "à cavalo".



O mal estar só piorava, já estava tonto, começando a me dar náuseas. Foi então que comecei a molha o chapéu na água do mar e a molhar a cabeça, em uma outra ocasião que mareei um pouco isso resolveu o problema, mas desta vez não adiantou, acabei dando uma "cevada" ali mesmo no mar.

Resolvi então ir até a prainha "particular", tinha a intenção de para um pouco até me recuperar e depois continuar pescando. Ao me aproximar da prainha vejo que aquela "piscina" que eu havia fotografado há uns minutos atrás não existia mais, desci do caiaque em um ponto onde já dava pé, minha intenção era sair segurando o caiaque pela proa, com a popa voltada para a praia e desta forma passar as ondas até chegar na areia, para então depois puxar o caiaque, mas o mal estar e a tontura era tão grande que nem percebi que uma onda se aproximava, e ela pegou o caiaque bem de lado, foi impossível segurar, foi então que vi meu caiaque literalmente rolando até a areia, saí correndo, por sorte o caiaque não parou emborcado, enquanto me aproximava só pensava em minha máquina fotográfica que poderia ter perdido e nas minhas varas que estavam no suporte traseiro e poderiam ter quebrado!

Hoje lembrando até acho graça da cena e da situação, mas confesso que na hora foi sinistro, saí catando tudo que achava dentro da água, estojo de iscas, iscas, vara, boga, etc. Por fim só perdi uma pinça de inox, tipo estas cirúrgicas, que eu utilizava para livrar a garateia do peixe.

Não teve jeito, esperei por alguns minutos até que eu me sentisse melhor, montei no caiaque novamente e voltei para a praia da cigarra.

Fim de pescaria, praia da cigarra ao lado esquerdo.



Fiquei tentando encontrar uma explicação para o fato de eu ter mareado tento, uma vez que já pesquei de caiaque algumas vezes no mar e nunca cheguei a este ponto. Cheguei a conclusão que foi uma soma de fatores. Na noite anterior havia dormido mal, apenas umas 3 horas, soma-se a isso a ingestão de comida pesada, na manhã da pescaria estava muito ansioso, tomei café da manhã muito rápido e ingeri alimentos mais fortes que normalmente evito quando vou pescar. Acho que foi a combinação destes fatores que me levou a passar um perrengue mesmo depois de alguns anos pescando com caiaque...

Em tempo: Quando comecei a pescar de caiaque,  no dia após a pescaria, sentia dores no corpo, no início achava que seriam "ossos do ofício" mas na tentativa de melhorar comecei a me alongar antes de entrar no caiaque, o resultado é muito perceptível. Alongar-se após a pescaria também ajuda muito a acabar com estas dores no corpo.

Gustavo Peruko