Estreia do Prowler 15 - Primeiras impressões

17/09/2011

Acordei com o dia já claro, normalmente acordo bem mais cedo para sair para pescar, mas desta vez não estava muito preocupado com isso, afinal pescar era consequência do que me motivou a levantar da cama no domingo as 6h da manhã, eu queria estrear o Prowler 15, e a ansiedade era tanta que para "não variar" tive insônia na noite anterior...

Com o caiaque no carro sigo rumo a tão familiar represa de Atibainha, no caminho com o dial sintonizado na Kiss FM vou ao som do bom e velho Rock n' Roll, olhando pela janela só vejo o tempo fechado com neblina, a paisagem vai mudando, do centro para a periferia de Guarulhos, área rural, uma curva à esquerda e inicio o caminho para Nazaré Paulista pela serra de Itaberaba (ou Itaverava). O rádio começa a falhar, é o sinal da estação que está fraco, hora de desligar e abrir a janela, uma brisa fria carregando um cheiro de mato logo invade o carro. Existe caminho mais rápido por rodovias, mas prefiro este, a estradinha sinuosa cercada por vegetação tem um ar bucólico, nem parece que estou a apenas 40km de casa.

Chego na marina com o sol brilhando no horizonte, trato logo de retirar o caiaque do carro. Comparando com caiaques nacionais, o Prowler 15 com mais de 4,60m de comprimento é muito leve, o peso segundo seu anunciante é de apenas 25,4Kg enquanto o peso anunciado pelo fabricante do Apache (3,60m) por exemplo é de 25Kg. As duas alças que possui no centro são excelentes, as tarefas de transportar o caiaque, levantá-lo para colocar ou tirar do rack do carro ficam muito facilitadas.

A tampa da proa que da acesso a parte interna do caiaque é bem grande, o suficiente para possibilitar colocar ali dentro o banco, colete salva-vidas e o que mais quiser, dessa forma, coisas que são leves, porém volumosas foram transportadas dentro do caiaque, para quem tem carro com porta-malas pequenos como no meu caso isso é muito útil.

Monto rapidamente tudo que preciso e estou pronto para ir à água.

No sábado enquanto preparava o caiaque para a estréia resolvi personalizá-lo, então fiz uma pintura em sua popa e proa utilizando tinta spray para plástico cor preto fosco. O resultado foi bom, ficou o que eu queria, um diferencial, mas ao mesmo tempo algo discreto.


Pronto para ir pra água pela primeira vez!

Já nas primeiras remadas deu para perceber que o caiaque mostra-se bastante veloz e muito leve de remar, corta a água com muita facilidade e apresenta um tracking excepcional.
No quesito estabilidade seus 72,4 cm de largura não deixam a desejar, pois possui ótima estabilidade primária, passando total segurança

Remei um primeiro ponto onde costumo ir sempre, senti novamente a diferença de velocidade do caiaque, cheguei bem rápido e com pouco esforço. Durante esta primeira "esticada" senti também uma certa dificuldade em mudar o caiaque de rumo, devido seu comprimento, fazer curvas mais longas em remadas r[ápidas e constantes não é uma coisa simples, nada que a instalação de um leme não facilite a vida. Quanto a manobrabilidade é tranquilo, virar o caiaque para um lado ou outro, ou fazer pequenas curvas se comporta como qualquer outro caiaque.

Passado as primeiras horas de pura observação e por que não curtição do brinquedo novo comecei a pescar. Inciei a busca pelos verdinhos no Texas Rig e não obtive nenhuma ação, em áreas mais rasas investia com plugas atrás de alguma traíra desavisada.
Mudei de ponto de montagem e de cor de minhoca, coloquei uma minhoca no sistema wacky e logo aparece o astro principal




Voltando para a vida


Logo após isso fiz uma pausa para um lanche, quando por volta das 12h entrou um vento bem forte deixando a água crespa, juntando a isso o fato dos "zé colmeia" dos jet skis já terem acordado, resolvi voltar para casa.

Saí da marina às 14h e a turma dos jets ficaram me olhando como se eu fosse um alienígena por pescar com caiaque.

O saldo foi positivo! Expectativas atendidas! os basses estão ficando mais ativos e o caiaque é excelente!

Só me resta agora contar os dias para a próxima...

-FIM-

Comentários