Rio Itaguaré - O retorno!!!!

14/03/2010


Cheguei por volta das 6h10 na porteira, o Fábio já estava por lá juntamente com o Wilson, aspirante de BM, que foi até lá para conferir os caiaques de perto. Esperamos uns minutos batendo um papo e logo caímos pra goma do seu Abdon, em seguida chegaram Marcio, Marcos, Luis Fernando e o Edimilson, mas ainda faltava chegar o João.

Bota caiaque no chão, tralha pra lá, tralha pra cá, toma um gole do café que o Marcio levou (diz ele que foi ele que fez, sei não, mas o café estava bom!), tudo pronto, os caras rateando os pitus, caiaques na água, maré vazando, como planejado, resolvemos descer pra conferir a barra.

Logo no início da descida vejo o Marcio pegando o primeiro robalo do dia, continuamos descendo. O visual da barra é muito bonito, mas é tudo muito raso, tinha uma galera em umas pedras pescando, uma mulher mandando ver na artificial, coisa que não se vê muito por aí.
O Edi “Corinthiano1000Grau” me emprestou a câmera dele, acho que ficou com das fotos ruins da última pescaria KKKKK!! Realmente adoro fotografar, às vezes mais do que pescar!
Resolvemos começar a subir antes mesmo de a maré virar, foi uma remada meio puxada, paramos para uns pinchos perto da ponte rio-santos, logo a maré começa a virar e a encher. Subimos o rio até o entroncamento a esquerda, era por ele que pretendíamos ir, no caminho encontrei um senhor caiçara de barco que me avisou que tinha um cara de caiaque laranja subindo procurando por um grupo de caiaqueiros. Opa! João tava na área!

Entramos neste braço e logo encontramos o João voltando, como a maré estava enchendo continuamos subindo, o João que voltava de lá foi pro canal principal com o Marcos.


Esta foi a segunda vez que saí para pescar robalos de caiaque (antes só tinha ido de barco com motor elétrico), na primeira vez senti mais dificuldade, foi uma maré que vazou muito e ficamos várias vezes remando contra, nesta vez foi muito mais fácil, com a maré a favor era só deixar o caiaque correr e ir pinchando.

Apareceram os primeiros robalinhos.


Senti falta e um peso em alguns momentos para diminuir a velocidade do caiaque, um pedaço de corrente preso a um cabo já ajudaria.
Continuamos subindo o rio que vai sinuoso em direção a serra, a paisagem vai mudando, de simplesmente mangue começam a surgir mais tipos de vegetação, o lugar é de uma beleza estonteante, tudo feito pelo paisagista maior

Um pequeno “jardim” de lírios e bromélias

Logo ao lado, achei "a casa dos robalinhos", ali tive várias ações, com alguns ataques lindos na superfície!

Galera na área mandando ver

Marcio "muito estressado" em sua nau contabilizando seus pescados, o cara estava até curtindo um som em seu celular! Ô vida dura!

Começamos a voltar sentido o Itaguaré novamente, fizemos uma pausa para o lanche e para esticar as pernas em um dos raros locais em que isso é possível, contamos piadas e demos muitas risadas, teve até teste involuntário da estanqueidade da bolsa da câmera KKK! Seguimos rio abaixo acompanhando a maré vazando, fui descendo e pinchando, os dois últimos robalinhos que capturei tinham o comprimento da isca, não fotografei, pois já havia devolvido a câmera pro Edi.

Pelo que pude ver através do Google Earth rodamos entorno de 10km na pescaria toda, mas a sensação é que foi bem menos, pois com a maré a maioria das vezes a nosso favor, o esforço gasto em remadas é muito menor, sobra muito mais braço pra ficar pinchando.

Quando voltei pra goma do “seu” Abdon reencontrei a galera reunida, rapaziada da melhor qualidade!
*Fabio_TM, Luis Fernando, Gustavo Peruko, Edi1000graus, Marcio Mion, João Rosa e Marcos Toniatto.

Desmontamos as tralhas todas, botamos os caiaques nos carros e já saímos comentando onde será a próxima!

Valeu a todos pela parceria e "vamo que vamo!"

Comentários